O QUE PRECISO SABER
Exame
Seção: Bioquímica
Material: Soro
Volume: 5 ml
Rotina: Diária
Prazo de entrega: 3 dias
Jejum: Sim, 8 horas.
Observações: Instrução da coleta: Após jejum de 8 horas, punção venosa com cateter e repouso de 20 minutos. Coletar amostra basal para dosagem de glicose e insulina (plasma fluoretado e soro respectivamente). Administrar via oral 75 gramas de glicose (adulto) e para crianças 1,75/kg de peso. Coletar amostras de sangue (plasma fluoretado e soro) nos tempos 60,120 e 180 minutos. Dosar Glicose e Insulina em todas as amostras. Obs: manter o paciente 3 dias antes com dieta rica em carboidratos.
Interpretação: Usado na avaliação dos níveis circulantes de insulina. Níveis elevados de insulina na presença de concentrações baixas de glicose podem ser indicativos de hiperinsulinismo patológico. Níveis elevados de glicose em pacientes em jejum, com concentrações de glicose normais ou elevadas, e resposta exagerada de insulina e glicose quando da administração exógena de glicose, são características de formas de intolerância à glicose, diabetes mellitus ou outras condições de resistência à insulina. Avaliação dos distúrbios do ouvido interno. Avaliação metabólico do paciente com labirintopatia. Os valores da insulinemia normalmente acompanham os níveis de glicemia.
Os valores da insulina são baixos (menos de 10 uU/ml) quando a glicose for menor que 60 mg/dl. A relação da insulina em jejum (uU/ml) com glicose (mg/dl) é 0,3 ou menor. No insulinoma encontra-se hipoglicemia (menos de 50 mg/dl) acompanhada de valores da insulina superiores a 10 uIU/ml.
INFORMAÇÕES DO EXAME
- Date 18 jul 2018
- Categoria Exames Humanos